Godz é o primeiro de quatro jogos que a portuguesa Yucca Tech pretende lançar nos próximos dois anos para o Facebook.
Com este título de estreia, a consultora portuguesa pretende juntar várias “fontes de inspiração”: da cultura politeísta da civilização Maya a alguns dos ensinamentos obtidos com jogos como Travian, da lógica das multidões das redes sociais à experiência que a consultora portuguesa já têm na área da “gamificação” de sites e aplicações.
«Há jogos de estratégia, que na realidade não são bem de estratégia porque as ações de um jogador não influenciam as ações dos outros. Com o Godz, podemos explorar uma vertente social que pode ser bastante atrativa para os hard gamers, mas que também pode ser interessante para os jogadores mais causais», explica Pedro Fernandes, um dos sócios da Yucca Tech.
Godz está a ser trabalhado para jogar em dois modos: um em que o jogador pode jogar sozinho, e outro que é jogado com amigos do Facebook, que batalham em defesa das religiões que adotaram.
Pedro Fernandes garante que os jogos de redes sociais podem movimentar muito mais utilizadores que os denominados browser games, que são disponibilizados na Internet sem exigir qualquer download para o computador. «Sabemos que os jogos para Facebook costumam ter uma vida curta, e precisam de estar sempre a ser renovados. Por isso, decidimos fazer um jogo que evolui através de capítulos, sem que o utilizador perca o que conseguiu fazer no início», comenta Pedro Fernandes.
No final de 2012, deverá ser lançada a versão “alpha” do Godz. No início de 2013, já estará disponível a versão definitiva. Qualquer utilizador do Facebook pode jogar o Godz, sem qualquer custo associado – apenas algumas ferramentas especiais ou upgrades terão de ser pagos.
Além das receitas angariadas pelo modelo freemium, a Yucca Tech pretende rentabilizar Godz com a colocação de publicidade nos cenários onde os jogadores se confrontam (o jogo também deverá ter uma vertente ligeira de Role Playing Game).
A Yucca Tech pretende chegar aos 500 mil jogadores quando o jogo Godz completar um ano de vida nas redes sociais. Por essa altura, já a consultora portuguesa estará a trabalhar no desenvolvimento dos outros três títulos que compõem o projeto de desenvolvimento de jogos que mereceu um apoio de 500 mil euros do QREN. Nesta página, pode ver um dos vídeos de promoção do Godz.