A roda da sorte, em versão cibernética
Para ilustrar o crescimento da Web, a Domo fez as contas à produção de conteúdos por minuto em algumas dos maiores “ciber-serviços”. E os dados espantam pela enormidade: a cada minuto que passa há dois milhões de Internautas a fazerem pesquisas no Google; há 684 mil pessoas a partilhar conteúdos no Facebook (cerca de quatro mil milhões de partilhas por dia); e há 100 mil tweets fresquinhos para ler.
O mesmo estudo revela ainda que, ao contrário do que foi vaticinado por alguns entusiastas das redes sociais, o e-mail está longe de ter passado de moda: de acordo com a Domo, um minuto é quanto basta para que circulem na Internet mais de 204 milhões de mensagens de correio eletrónico.
No YouTube, as imagens em movimento continuam na senda de sucesso com uploads de 48 horas de vídeo por cada minuto que passa; e em contrapartida, nas imagens sem movimento, há estimativas que dão conta de que o Instagram está a crescer a um ritmo de 3600 novas fotos por minuto, superando Flickr, que hoje tem uma média de publicação de conteúdos fixada em 3125 novas fotos por minuto.
Todo esta atividade cibernética também se reflete em termos monetários: a cada minuto que passa são gastos 272 mil dólares em compras na Internet.
Os números agora revelados pela Domo têm por ponto de partida uma outra estimativa: no final de 2011, havia mais de 2,1 mil milhões de acessos à Internet ativos.
No site da Domo, já é possível ver todos os números que constam neste estudo.