De acordo com o publicado no blogue oficial da Google, o trabalho resulta de mais 44 mil quilómetros de viagens "fotográficas" que estão agora disponíveis no Street View.
A Google informa que criou o site “Build the Memory” que ajuda a ter uma ideia através de fotografias tiradas antes e depois da catástrofe.
A Google informou ainda que vai estrear em todo o Street View um sistema que regista as datas em que as fotos foram tiradas – uma funcionalidade que tem sido muito solicitada nos últimos tempos pelos internautas.
Kei Kawai, gestor de Produto do Street View, lembra que a comparação de fotos pode ter importância a vários níveis: "Com a publicação de fotos tiradas após o Tsunami, acreditamos que este projeto de arquivo digital possa ser útil para investigadores e cientistas que estudam os efeitos dos desastres naturais. Acreditamos que a imagem é uma ferramenta útil para todos os que à volta do mundo querem perceber melhor a extensão dos danos causados".As fotos agora publicadas pelo Street View procuram ilustrar os danos causados pelo sismo e consequente tsunami ocorridos em Março de 2011, na região de Sendai. De acordo com a Wikipedia 13.333 pessoas morreram com esta catástrofe natural.