Mais de meio milhão de clientes do fundo de pensões UniSuper ficaram sem acesso às suas contas, depois de um erro da Google ter levado a que a conta da empresa australiana na Cloud fosse apagada. Os responsáveis do fundo tiveram de recorrer a uma cópia de segurança de outro fornecedor na nuvem para conseguir recuperar os acessos e os dados, revela o The Guardian.
“Isto foi um ato isolado, único e que nunca aconteceu antes com qualquer cliente global da Google Cloud”, lamenta Thomas Kurian, diretor executivo da Google Cloud, num comunicado assinado em conjunto com o diretor executivo da UniSuper, Peter Chun. “Isto não devia ter acontecido. A Google Cloud já identificou os acontecimentos que levaram a esta disrupção e tomou medidas para assegurar que tal não se repete”.
Com a Google Cloud a ser responsável por 60% das contas na nuvem das mil maiores empresas do mundo e a ter 90% das startups unicórnio do sector da Inteligência Artificial generativa, este tipo de incidentes, caso se repita, podem vir a ter um grande impacto na indústria e na vida quotidiana dos utilizadores.
Mais de meio milhão de empresas em todo o mundo usam a oferta da Google Cloud de ‘plataform-as-a-service’ ou a ferramenta para os clientes, incluindo a Volkswagen e o Royal Bank do Canadá.