O modelo de um X-Wing que figurou nos filmes originais da saga Star Wars foi encontrado entre os bens da coleção de Greg Jein, um criador de modelos nomeado para os Óscares e que faleceu em maio. O objeto vai ser leiloado agora, com as licitações a começar nos 400 mil dólares.
A réplica encontrada agora mede apenas 20 polegadas e foi construído pela empresa de efeitos visuais de George Lucas chamada Industrial Light & Magic. O modelo foi usado em várias sequências dos filmes, incluindo a batalha final e a corrida do filme de 1977: Uma Nova Esperança e é apenas um de quatro que foram usados em planos próximos. O X-Wing em questão tem asas articuladas, luzes que funcionam e ostenta várias marcas de batalha.
Segundo o The Guardian, este modelo era o que aparecia no filme a ser usado pelo Red Leader, pelo Red Two, pelo Red Five e, mais tarde, por Luke Skywalker.
A Heritage Auctions descreve este artigo como o “pináculo dos artefactos de Star Wars que chegaram ao mercado”. O objeto esteve dado como perdido durante muitos anos, com o historiador de efeitos visuais Gene Kozicki a contar que se trata de uma “baleia branca” porque ninguém sabia onde estava.
Não se sabe como é que Jein, que nunca trabalhou na saga, conseguiu obter este X-Wing, mas desconfia-se que o tenha conseguido na altura das filmagens de Encontros Imediatos do Terceiro Grau, onde participou e onde muitos dos técnicos de efeitos visuais eram partilhados.