Os Connected Cube têm uma aparência mais próxima do tradicional do que os GoCube, que são um brinquedo focado nas STEM. Estes cubos, agora apresentados pela Rubik, emparelham-se com o telefone ou tablet e permitem dessa forma monitorizar o tempo de resolução e o progresso em tempo real. Com esta solução, os jogadores podem ainda juntar-se à comunidade da Rubik Arena, que já tem quase 47 mil utilizadores.
A organização pretende, desta forma, manter a competição mundial de Cubos de Rubik, tanto para jogadores amadores como para profissionais. Os jogadores não precisam de viajar fisicamente, mas devem ter um GoCube ou um Connected para poder participar nas eliminatórias, de 15 de agosto a 10 de outubro e na fase final a 7 de novembro, noticia o Engadget.
Antecipa-se que o tempo de resolução dos Connected seja ligeiramente superior ao habitual, por não ter ímanes para fixar a posição e por ser ligeiramente mais pesado. O recorde neste campo pertence a Yusheng Du, que resolveu um cubo em apenas 3,47 segundos, embora existam sistemas de Inteligência Artificial que podem bater este tempo.
Ainda não há indicação sobre os preços do Connected, mas o GoCube custa 79,99 dólares.
Veja o trailer do documentário da Netflix sobre este universo.