No mês passado um homem lituano foi condenado por fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro após ter utilizado um esquema elaborado de phishing para burlar duas grandes empresas tecnológicas americanas. Ambas as empresas permaneceram em anonimato até ontem.
De acordo com uma investigação levada a cabo pela Fortune, sabe-se agora que estas duas empresas afetadas pelo esquema são o Facebook e a Google.
O phisher foi identificado como Evaldas Rimasauska de 48 anos, que se fez passar por um empreiteiro asiático para enganar ambas as companhias a fazer transferências num valor que chegava aos 100 milhões de dólares.
Um representante da Google avança que «recuperamos os fundos e estamos satisfeitos por o assunto estar fechado» e o Facebook em declarações à Fortune diz «recuperamos grande parte dos fundos pouco tempo depois do incidente e estamos a cooperar com as forças policiais na investigação»
Apesar de no final tudo ter acabado bem para as duas companhias, este caso criminal serve para nos demonstrar que este tipo de esquemas de phishing podem até afetar até as corporações tecnológicas mais sofisticadas.