A nova versão do mini tablet da Apple traz o chip A17 Pro, que assegura suporte ao sistema Apple Intelligence e pode ser usado com o Apple Pencil Pro, aumentando o potencial de criatividade e interação, afirma a empresa da maçã. Vai estar disponível em quatro versões, todas com o ecrã de 8,3 polegadas Liquid Retina e o sistema operativo iPadOS 18.
O processador A17 Pro tem seis núcleos de processamento (dois de desempenho e quatro para eficiência) e, segundo a Apple, representa um aumento de 30% de performance face à versão A15 Bionic da geração anterior. Nos gráficos, há um motor de cinco núcleos, com um desempenho 25% superior ao da geração anterior, prometendo mais rapidez para a edição de fotos, aplicações de realidade aumentada, outras apps de segmentos especializados e nos jogos.
Veja o novo iPad Mini da Apple
É também graças a este processador e ao trabalho de integração no iPadOS 18 que os utilizadores vão poder tirar partido das novidades do Apple Intelligence, o sistema de Inteligência Artificial generativa desenvolvido pela Apple para criar imagens e textos, executar ações em diferentes apps e acelerar várias tarefas do dia-a-dia, explica o comunicado de imprensa. Numa primeira fase, as funcionalidades devem chegar apenas em Inglês dos Estados Unidos através da atualização iPadOS 18.1 disponibilizada para os iPad com chip A17 Pro ou M1.
Esta primeira vaga vai trazer assistência à escrita, maior integração do assistente Siri e a possibilidade de criar Memórias a partir de uma descrição de texto e com base nas fotografias do utilizador, podendo ainda remover objetos que estejam a distrair do foco. Numa fase seguinte, ao longo dos próximos meses, a Apple prevê lançar novidades para a criação de imagens, tirando partido do suporte ao Pencil Pro, criação de emojis e uma maior integração do Siri para usar contexto pessoa do utilizador para sugerir soluções mais inteligentes e execução de centenas de novas tarefas.
Na conectividade, este novo iPad traz suporte ao Wi-Fi 6E, suporte ao 5G, cartões eSIM e uma porta USB tipo-C. As câmaras deste modelo são melhores, com um módulo traseiro de 12 MP wide e Smart HDR 4 e outro frontal ultrawide também de 12 MP, ambos a usar o novo Neural Engine de 16 núcleos para identificar mais rapidamente os sujeitos, objetos e textos.
O novo iPad Mini vai chegar às lojas a 23 de outubro e, em Portugal, os preços começam nos 618 euros para a versão de 128 GB. Para as versões de 256 GB e 512 GB, os preços começam nos 749 e 999 euros, respetivamente.