A Rakuten Kobo continua a aposta nos leitores de livros eletrónicos (e-readers) e apresentou um novo modelo. O Kobo Clara 2E tem um ecrã tátil de seis polegadas com uma resolução de 1448×1072 píxeis (300 ppi) e 16 GB de armazenamento – ou seja, é capaz de suportar centenas de livros e ficheiros em formato digital.
Entre as novidades deste modelo estão a integração da tecnologia Bluetooth, o que permite ouvir audiolivros através do e-reader, e o certificado IPX8, que significa que pode ser submerso em água doce durante 60 minutos e até dois metros de profundidade.
O Kobo Clara 2E tem ainda um sistema de iluminação que permite ajustar não só o nível de brilho, como também a temperatura da cor. Desta forma é possível ter o ecrã mais ‘amarelado’, por exemplo, à noite, reduzindo o impacto da luz nos olhos num ambiente pouco iluminado.
Com 8,66 milímetros de espessura e 171 gramas de peso, é um dispositivo que promete ainda ter uma boa ergonomia.
Como já é habitual nos leitores de livros eletrónicos da Kobo, existe o suporte para uma grande tipologia de ficheiros: EPUB, PDF, Mobi (formatos de e-books), JPEG, GIF, PNG (formatos de imagem), TXT, HTML, RTF (formatos de texto), CBZ e CBR (formatos de banda desenhada), entre outros.
Além das características técnicas, a Rakuten Kobo apresenta este e-reader como um equipamento mais sustentável: 85% do plástico usado no equipamento é reciclado e 10% teve mesmo origem em plástico recolhido dos oceanos, segundo a marca.
Os interessados também poderão comprar duas capas próprias para o Kobo Clara 2E: a SleepCover básica custa 19,99 euros e serve apenas como capa de proteção do equipamento; já a SleepCover mais avançada custa 29,99 euros e também funciona como suporte para leitura sem mãos.
O Kobo Clara 2E custa 149,99 euros e chega a Portugal no dia 22 de setembro. A pré-venda do novo e-reader começa nesta quinta-feira, 1 de setembro.
De recordar que a Rakuten Kobo apresentou, no final do ano passado, outros dois leitores de livros eletrónicos novos – o Kobo Sage e o Kobo Libra 2 – e que já passaram pelo laboratório de testes da Exame Informática, como pode ver no vídeo abaixo.