A Huawei tem investido forte no segmento de áudio como uma forma de manter-se perto dos consumidores de tecnologia, depois de ter perdido grande parte da presença no mercado de smartphones. Agora a marca anuncia a segunda versão daqueles que são os seus auriculares sem fios mais avançados, os Freebuds Pro. O novo modelo traz novidades que prometem melhorias no som, vem com capacidades de cancelamento de ruído reforçadas e estão também mais pequenos e leves.
“[Os Freebuds Pro] É onde colocamos todo o nosso coração e a alma em termos de investigação e desenvolvimento. Essencialmente, é a combinação de acústica topo de gama e de uma estética clássica”, disse Andreas Zimmer, líder de produto da Huawei para a Europa Ocidental, num evento antecipado de apresentação à imprensa no qual a Exame Informática participou.
A primeira diferença que os consumidores vão notar é ao nível do design. Apesar de não apresentarem uma transformação radical, no geral os novos auriculares têm um aspeto mais arredondado, mantendo a aposta em hastes curtas e de superfície plana, para facilitar o controlo por toques.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/06/220629_Huawei-Freebuds-Pro-2-1-1600x962.jpg)
Cada auricular pesa agora seis gramas, estão 9% mais pequenos e 14% mais finos do que os Freebuds Pro originais, lançados em 2020. Também a caixa de transporte e carregamento perdeu tamanho – está 11% mais pequena e pesa 55 gramas.
Nos auriculares propriamente ditos, a Huawei aposta num sistema que, até ver, é único para um equipamento deste tamanho reduzido: em vez de um altifalante em cada auricular, existem dois. Além do driver de som que habitualmente existe nos auriculares, a Huawei decidiu acrescentar um componente que é conhecido como planar magnético – um sistema que usa um pequeno diafragma entre ímanes para criar um som mais rico. No caso dos Huawei Freebuds Pro 2, a marca diz que os ganhos deverão fazer-se sentir nas frequências mais altas – sons agudos –, que serão reproduzidas com maior precisão.
Mas o próprio driver dos auriculares sofreu uma importante remodelação: tem agora 11 milímetros (um tamanho muito generoso para o formato), o que segundo a marca, permite emitir um som 30% mais forte e reproduzir sons na frequência dos 14 Hz, o que deixa antever uma boa capacidade de reprodução de sons graves.
Já no que ao cancelamento de ruído ativo (ANC na sigla em inglês) diz respeito, os Huawei Freebuds Pro 2 prometem uma melhoria de 17% face aos Freebuds Pro originais – conseguem agora anular até 47 decibéis (dB) de ruído, acima dos 40 dB conseguidos pelo modelo anterior. Isto é possível graças à inclusão de um terceiro microfone (antes eram dois) em cada auricular.
O maior número de microfones também permite à marca anunciar que as vozes vão manter-se mais nítidas durante a realização de chamadas e que o efeito do som do vento será minimizado.
Os Huawei Freebuds Pro 2 suportam ainda o formato de ligação Bluetooth de alta qualidade LDAC (mas não o formato mais comum aptX HD), suporta áudio de alta resolução sem fios (WHA), pode estar ligado a dois equipamentos em simultâneo e tem ainda resistência contra salpicos de água e poeiras (certificação IP54).
Quanto à autonomia, os auriculares garantem quatro horas de reprodução com o ANC ligado, podendo chegar às 18 horas de reprodução com o carregamento disponível através da caixa. Sem o cancelamento de ruído ativo, o número total de reprodução (auriculares e caixa) é de 30 horas. O carregamento na caixa é feito por porta USB-C e não funciona com sistemas de carregamento sem fios.
Os novos Huawei Freebuds Pro custam 219 euros e chegam ao mercado a 15 de julho.