A LG Display revelou a nova tecnologia de base para os painéis OLED, a OLED EX, que permite uma imagem com mais detalhe, 30% mais brilho e televisores com molduras mais finas. A nova solução é possível devido ao uso de um elemento químico chamado deutério na composição do painel e à incorporação de uma solução de processamento algorítmico de imagem.
Estas duas alterações permitem ao painel ‘prever’ a utilização individual de cada díodo emissor de luz para “controlar precisamente a entrada de energia de forma a exprimir os detalhes e as cores do conteúdo vídeo” de forma ajustada ao utilizador e aos seus hábitos de visualização, cita o The Verge.
Num modelo de 65 polegadas de diâmetro, vai ser possível reduzir a espessura das molduras de seis para quatro milímetros.
Os primeiros televisores com OLED EX (em que EX resulta da junção dos termos ‘evolution’ e ‘experience’) devem começar a ser produzidos no segundo trimestre de 2022, mas ainda não há indicação de quando é que vai ser possível ver as primeiras demonstrações, podendo presumir-se que a CES será uma boa opção para tal. A conferência será palco de ecrãs transparentes e também televisores curvos reclináveis.