O Spot da Boston Dynamics é um dos robôs mais famosos do mundo. A forma como consegue lidar com, praticamente, qualquer tipo de piso e obstáculos fazem deste um dos mais sofisticados robôs disponíveis comercialmente. Isto para quem pode pagar os cerca de 70 mil euros que custa.
Até agora, o Spot tem sido usado, sobretudo, para investigação. Mas graças ao novo braço, o Spot pode realizar muitos mais funções e, como tal, tornar-se bem mais prático. No vídeo apresentado pela Boston Dynamics, vê-se o Spot a realizar tarefas como apanhar roupa do chão, ligar interruptores, abrir portas ou até plantar uma árvore.
A melhor notícia é que o braço articulado, denominado Spot Arm, pode ser instalado nos Spot já produzidos. Ou seja, o Spot Arm é um acessório que torna o robô capaz de interagir fisicamente com o ambiente. O que reforça a capacidade de usar o Spot em reconhecimento – entrar em zonas perigosas para humanos, por exemplo – e recolha de dados. Com o braço, o Spot reforça as características de explorador porque passa a poder, por exemplo, abrir portas.
Veja o vídeo completo