A Sony apresentou o seu novo lineup de TVs premium para 2021 e as novidades começam logo no nome, que foi alvo de um rebranding e agora são chamadas Bravia XR. A principal razão para esta denominação prende-se com o facto de utilizarem um novo processador cognitivo precisamente batizado de XR.
Com o Bravia XR, a Sony pretende ter um processador que concilia Inteligência Artificial com aquilo que chama de inteligência cognitiva, ou seja, juntar a análise de dados baseada em machine learning com a capacidade de compreender como o ser humano perceciona a imagem e o som. Na prática, a marca refere que este processador cognitivo será capaz de analisar múltiplos elementos e zonas e utilizar uma perspetiva humana, como o destaque e melhoramento do ponto de focagem (por exemplo: a atenção do espectador costuma concentrar-se no rosto da figura que está no ecrã).
O upscaling é outra aposta. Se no X1 Ultimate, o processador antecessor, as imagens passavam por uma base de dados para atingirem uma resolução semelhante a 4K ou 8K, com o XR as imagens passam por uma segunda base de dados adicional dedicada à reprodução de texturas para se obter um resultado mais realista.
A nível de som, as TVs Bravia XR OLED contarão com Acoustic Surface Audio+, onde os atuadores vibram de forma invisível para tornar todo o ecrã num altifalante. Já os modelos LED terão tecnologia Acoustic Multi-Audio, que combina os auscultadores para simular que o som vem do ecrã. De acordo com a Sony, o processador cognitivo XR e a tecnologia 3D Surround Upscaling serão capazes de transformar canais de 2.0 ou 5.1 em som de 5.1.2.

Passando para a vertente do software, os novos televisores da Sony evoluirão de Android TV para Google TV. Os responsáveis da marca nipónica referem que esta experiência dá acesso a múltiplas plataformas de streaming, permite uma maior personalização e facilita a descoberta de conteúdos recomendados.
Entramos agora numa área que a Sony abordou quase ‘en passant’: a disponibilização do serviço de streaming Bravia Core a quem comprar uma nova TV Bravia XR no mercado europeu (Portugal está incluído e, para já, a Itália é o único país a ficar de fora por questões regulamentares ainda por resolver).

Segundo o que a Sony explicou no evento de apresentação, consoante o modelo de TV comprado, o utilizador fica com acesso a créditos (5 ou 10), que depois podem ser usados para ver filmes dos estúdios da Sony Pictures Entertainment que tenham sido recentemente distribuídos nos cinemas. A Exame Informática tentou saber mais detalhes sobre o serviço, mas os responsáveis apenas indicaram que o Bravia Core será exclusivo para quem adquirir uma TV Bravia XR e que será disponibilizado sob a forma de uma app na Google TV.
Os cinco ‘reforços’ do mercado de Inverno
Em relação aos novos modelos propriamente ditos, foram dados a conhecer cinco equipados com o processador cognitivo XR. Comecemos pelo topo de gama Z9J, que é um Full Array LED com 8K de resolução e estará disponível em 85 e 75 polegadas.

No campo dos OLED, duas novidades: o A90J, pertencente à Master Series e disponível em 83, 75 e 65 polegadas; e o A80J, que chega com versões de 77, 65 e 55 polegadas.
As duas últimas ofertas são Full Array LED. A X95J, disponível em tamanhos de 85, 75 e 65 polegadas; e a X90J, que chega em versões de 75, 65, 55 e 50 polegadas.