A Qualcomm aproveitou a realização da Snapdragon Tech Summit para anunciar o Snapdragon 888 logo no início do evento e divulgou no dia seguinte mais detalhes técnicos sobre o novo processador para smartphones que deverá equipar a maioria dos topos de gama em 2021. Assim, o este novo processador vai contar com um CPU Kyro 680, que apresenta núcleos Cortex-X1 da Arm, chega aos 2,84 GHz e, segundo a Qualcomm, será 25% mais rápido do que o chip lançado no ano passado (Snapdragon 865). O GPU é um Adreno 660, que deverá garantir um ‘salto’ de 35% na renderização de gráficos. Tanto o CPU como o GPU apresentam uma melhoria a nível de eficiência energética que ronda os 20 a 25%.
O Snapdragon 888, como já tínhamos revelado, também passa a contar com o modem 5G X60 de 5 nanómetros embutido no SoC, o que permite que os fabricantes não tenham de arranjar espaço e energia para um modem externo, e que possibilita velocidades máximas de download de 7,5 Gbps. O processador suporta Wi-Fi 6 e o novo standard 6 GHz Wi-Fi 6E.
Passando para o campo da imagem, o processador incorpora o Spectra 580 ISP, que possui um ISP triplo (de Image Signal Processor ou processador de imagem, em tradução livre). Isto permite captar simultaneamente três vídeos 4K HDR ou três fotos de 28 MP de uma vez a uma velocidade de 2,7 gigapíxeis por segundo, destaca o The Verge. Também é capaz de capturar até 120 fotos num único segundo com 10 MP de resolução.
Por fim, a Inteligência Artificial. A Qualcomm coloca no Snapdragon 888 o novo Hexagon 780 AI que, refere o fabricante, será capaz de melhorar campos tão diferentes como a fotografia, o gaming e a assistência por voz. É capaz de efetuar 26 TOPS (triliões de operações por segundo), enquanto o do Snapdragon 865 fazia 15 TOPS, sendo que apresenta três vezes maior eficiência energética.
É expectável que este seja o processador que marque presença nos topos de gama da Samsung, LG, Sony e OnePlus, por exemplo, em 2021. A Oppo já confirmou que a série Find X, que será disponibilizada no primeiro trimestre do próximo ano, contará com o Snapdragon 888.