A Microsoft revelou oficialmente esta segunda-feira a totalidade das especificações da Xbox Series X. Assim, a consola irá ter um CPU customizado Zen 2 da AMD com oito núcleos a 3,8 GHz e um GPU customizado RDNA 2 igualmente da AMD com 12 teraflops, tal como as notícias anteriores já indicavam. Há ainda 16 GB de RAM – 10 GB para otimizar o GPU, 3,5 GB para a memória standard e 2,5 GB para o sistema operativo – e um SSD NVME customizado de 1 TB.
Destaque-se ainda a possibilidade de expandir o armazenamento através de um cartão de 1 TB que pode ser colocado na parte de trás da consola. Há suporte para um HDD externo por USB 3.2 e unidade ótica Blu-ray 4K. O sistema de dissipação, que conta com uma ventoinha de 130 mm, puxa ar pela parte de baixo da consola e expele o calor pela zona superior.
A Microsoft prevê um desempenho que permite jogar em 4K a 60 fotogramas por segundo (fps), sendo que esse valor pode chegar aos 120 fps. A velocidade de carregamento, como salienta o The Verge, é outro dos focos da Xbox Series X, com uma demonstração de State Of Decay a mostrar ganhos de 40 segundos. Ray tracing, para efeitos de luminosidade mais realistas, e suporte para 8K também foram anunciados (ou, se preferirem, confirmados oficialmente). A tudo isto juntam-se, graças ao suporte para HDMI 2.1, taxas de atualização variáveis (VRR) e Auto Low Latency Mode (ALLM).
Fisicamente, se for colocada na vertical, a consola terá 301 mm de altura e 151 mm de largura e profundidade.
No que diz respeito ao comando, a grande diferença está no novo design do D-pad. Há também um botão dedicado para partilhar vídeos ou capturas de ecrãs com amigos. Além disso, passa a usar USB-C, pilhas AA e suporta Bluetooth Low Energy (BLE). Refira-se que os comandos já existentes poderão ser usados na Series X.