O M-Byte SUV é uma unidade de pré-produção e está a ser usado para a Byton demonstrar o conceito de ter um carro com um ecrã de 48” no tablier. O The Verge teve oportunidade de testar o veículo durante alguns minutos e constata que o design do ecrã, quase como se se estivesse a afundar no interior, faz com que este não seja tão intrusivo ou distrativo como se poderia pensar. A empresa aposta em mais ecrãs no interior, nomeadamente um painel tátil no volante e outro colocado numa consola central.
A interface do ecrã principal pode ser personalizada com diferentes widgets e cada uma das secções pode ser desligada. Apesar de haver possibilidade de reprodução de vídeos, esta não está disponível quando se está em movimento. Os restantes widgets também só se atualizam com o veículo parado. Jeff Chung, vice-presidente de engenharia digital da Byton, explica que estas escolhas se devem à aposta de querer que o ecrã fosse menos propenso a distrair o condutor.
Um ecrã deste tamanho pode necessariamente não ser indispensável num carro, mas a Byton pretende «devolver tempo aos utilizadores». Num cenário com carros autónomos, um ecrã com este tamanho pode abrir mais possibilidades para os utilizadores, mas na atualidade não será realmente uma necessidade para a função básica dos automóveis.
Recorde-se que a Tesla distinguiu-se com os grandes ecrãs no carro, a Sony também mostrou recentemente um dashboard com vários ecrãs e a Cadillac prevê colocar um ecrã de 38 polegadas no novo Escalade, pelo que a Byton não estará sozinha nesta corrida.
Veja o vídeo preparado pelo The Verge sobre esta proposta da startup chinesa.