O objetivo é concorrer, por exemplo, com a Oculus e os seus Rift. A Valve aliou-se à HTC para construir o SteamVR. O dispositivo deve ser conhecido comercialmente como HTC Vive e deve chegar ao mercado no final deste ano, noticia o Gizmodo.
Durante a primavera, a Valve e a HTC devem lançar uma versão de desenvolvimento para os programadores e pretendem colocar a versão final no mercado antes do fim do ano.
Este aparelho vai ter dois ecrãs com resolução 1200×1080 e capacidade de reproduzir vídeo a 90 frames por segundo, duas características em que se destaca face aos modelos existentes. O capacete de realidade virtual pode ser usado dentro de uma sala com cerca de 4,5 metros em cada lado e o sensor de movimento consegue identificar para onde é que o utilizador estará virado.
A HTC e a Valve incluíram uma base de controlo no aparelho, que irá identificar os movimentos do utilizador e dois controladores wireless que as marcas consideram serem simples e apelativos.
Ambas as empresas estão a organizar algumas sessões fechadas no MWC para demonstrar o capacete em funcionamento.