A VESA (Video Electronics Standards Association) acaba de anunciar a versão 1.4a do Embedded DisplayPort (eDP). A maior largura de banda deste padrão permite transportar mais dados e suportar maiores contrastes e resoluções.
Esta versão 1.4ª vem, assim, tirar partido das capacidades gráficas melhoradas dos dispositivos, mas respeitando menores índices de consumo energético. A VESA antecipa que os fabricantes possam, já no próximo ano, colocar no mercado máquinas com este DisplayPort.
Uma das novas funcionalidades integradas neste standard chama-se “Multi-SST Operation”, ou MSO, e permite a utilização de uma nova arquitetura de ecrãs à qual a VESA chama de “Segmented Panel Display”. Esta permite a utilização de ecrãs mais finos, mais baratos e mais leves. Estes componentes consomem menos energia. O MSO usa quatro canais com bastante largura de banda que distribuem a informação por várias áreas do painel. A informação é comprimida e, assim, é possível enviar maior quantidade de dados a velocidades superiores.
Tudo indica, olhando para as pretensões da VESA, que o 4K possa começar a surgir com muita frequência nos mais variados portáteis e que o 8K dê um ar da sua graça algures no final do próximo ano.
Pode ler o Pode ler o comunicado oficial da VESA aqui.