Os testes efetuados pela Microsoft Research mostram que a lâmpada consegue recarregar os telemóveis com painéis solares tão rapidamente como se eles tivessem a bateria ligada à corrente. A empresa construiu um protótipo funcional, mas o sistema ainda é uma prova de conceito, não devendo ser comercializado nos próximos tempos.
Este sistema é conhecido por AutoCharge e recorre a câmaras para detetar o smartphone numa secretária ou numa sala, direcionando o feixe luminoso para a superfície do dispositivo. Segundo a ZDNet, para aumentar a velocidade e eficiência, o feixe do AutoCharge oferecerá pouca dispersão e recorrerá a infravermelhos, já que, por não poder ser vista pelo olho humano, deverá reduzir o incómodo para os utilizadores.
O protótipo inclui um LED que envia uma série de sinais que podem ser detetados pelas câmaras AutoCharge quando o smartphone precisa de ser recarregado. Nos testes efetuados pela Microsoft Research, o sistema não demorou mais de três segundos a detetar o sinal.
Tendo em conta que a maioria dos telemóveis não incorpora painéis solares, a empresa sugere a aplicação de uma película transparente – à semelhança da disponibilizada pela Wysips – no ecrã e na traseira dos smartphones para facilitar o carregamento.
Para conseguir identificar corretamente um telemóvel numa sala, o sistema inclui câmaras múltiplas, sendo que, quando for detetado mais do que um smartphone, o AutoCharge carrega um de cada vez.