Já se sabia que a Samsung ia apresentar a mais recente versão do Galaxy Note e o novo smartwatch, Gear S. Mas o fabricante coreano tinha algumas surpresas na manga. A primeira é a edição especial do Note 4, o Note Edge, que tem uma parte do ecrã curvo. A segunda, é o Gear VR, os óculos de Realidade Virtual já mostrados anteriormente.
Comecemos pelo Galaxy Note 4.
Três anos depois de ter inventado uma nova categoria, os phablet, a empresa coreana revela, agora, o Note 4.
Em termos de design, mantém a parte de trás rugosa e uma moldura de metal. O vidro utilizado é mais resistente. Pesa 176 g e tem 8,5 mm de espessura. Preto, branco, bronze e cor-de rosa.
A Samsung trouxe a interface do S5 para o Note incluindo um novo widget transparente. A nova versão do Android é a utilizada. Como seria de esperar, a utilização de várias janelas em simultâneo e, agora, é possível minimizar uma das apps e mantê-la apenas visível num ícone que fica sobre a janela ativa.
O eccrã é de 5,7” e quadHD. A tecnologia utilizada é a Super AMOLED. 2560×1440 píxeis. Um ecrã semelhante ao que existe no mais recente tablet topo de gama da Samsung.
A SPen (o estilete disponível desde o primeiro Note) consegue agora fazer mais coisas. Os níveis de pressão duplicaram (agora são 20148) o que, segundo a Samsung, permite sentir a escrita como se se utilizasse uma caneta real.
Outra novidade são as tesouras inteligentes. Esta ferramenta permite cortar (e capturar) os mais variados elementos presentes em conteúdos mostrados no telefone. Desde imagens a partes de sites Web, por exemplo. É possível juntar conteúdos provenientes de vários locais numa única composição.
Existem outras funcionalidades que funcionam quase como o rato. É possível selecionar vários elementos e arrastá-los em conjunto, por exemplo. A possibilidade de fazer reconhecimento de ótico de carateres em fotos permite editar texto conteúdo
As câmaras têm resolução de 16 MP e 3,7 MP. O estabilizador de imagem está presente e a Samsung não é imune à moda das selfies, por isso, há um botão traseiro que serve para tirar a foto. A câmara principal também têm uma angular maior (ara apanhar mais gente) e m modo chamado Wide Selfie que permite tirar fotos em 120 graus.
O que vai agradar aos utilizadores é o fast charging que permite carregar metade da bateria em 30 minutos. O anterior modelo demorava 55 minutos a carregar a mesma quantidade. A Samsung diz ter baixado em 7,5% o consumo de bateria no Note 4. Ainda em termos de autonomia, o fabricante coreano trouxe para aqui o popular modo de Ultra Economia existente no Galaxy S5.
O Note 4 tem três novos microfones que permitem captar som proveniente de 8 direções. Depois é possível selecionar o que se quer ouvir. A Samsung também melhore o cancelamento de ruído.
A Samsung fez parcerias com a Swarofski e com a Mont Blanc. O primeiro fez duas capas com brilhantes. O segundo, deu origem a duas canetas: a Pix e a e-StarWalker. A Mont Blanc também desenhou duas capas.
À semelhança do que faz nos seus mais recentes dispositivos, a Samsung oferece alguns serviços a quem comprar o Note 4. Por exemplo, os 50 GB na Dropbox passam agora a ter uma duração de dois anos.
Galaxy Note Edge
Foi a surpresa da apresentação da Samsung. O Galaxy Note Edge é uma versão especial do Note 4 que tem parte do ecrã curvo (num dos lados). Esta área serve para aceder rapidamente a apps, a notificações e a funcionalidades contextuais – na câmara, por exemplo, dá acesso a ferramentas de fotografia.
O SDK está disponível a partir de hoje e o terminal só vai estar disponível em alguns mercados.
O Gear S
O novo smartwatch tem conetividade 3G e ecrã curvo AMOLED. O facto de ter um cartão SIM não implica que esteja sempre emparelhado com o telefone. Só é necessário fazê-lo a primeira vez que é utilizado e quando se quer instalar apps. O ecrã curvo de duas polegadas é AMOLED e permite aceder a um teclado QWERTY.
O relógio tem GPS e é possível atender e fazer chamadas (e receber SMS). Todas as apps desenvolvidas até agora para as outras versões dos relógios inteligentes da Samsung estão disponíveis neste Gear S. Os desportistas vão gostar de saber que a Samsung fez uma parceria com a Nike para disponibilizar o Nike+ no Gear S.
Gear VR
Os óculos de Realidade Virtual da Samsung permitem uma visualização dos conteúdos a 360 graus. O produto resulta de uma parceria com a Oculus (comprada pelo Facebook) fabricante dos óculos de Realidade Virtual mais populares do momento (Oculus Rift)
O tempo de resposta dos Gear VR é de 20 milissegundos o que faz com que não exista, segundo o fabricante, arrastos na imagem que se mantém fluida. Algo que também é ajudado pelo SuperAMOLED e pela capacidade desta tecnologia em ligar e desligar os píxeis a uma velocidade muito rápida.
O ecrã visível dentro dos Gear VR equivale ao de um televisor de 175 polegadas. A Samsung diz estar a investir neste ecossistema para que sejam disponibilizados conteúdos para esta plataforma.