O Ars Technica indicava que alguns routers da Asus estariam abertos a ataques e que haveria utilizadores a receber ficheiros de texto a explicar isso mesmo. Na sequência desta notícia, a Asus explica, todavia, que tal não é verdade. A empresa enviou-nos o seguinte comunicado:
«No seguimento da notícia que foi publicada ontem pela Ars Technica, gostaríamos de esclarecer que para todos os routers mencionados na notícia já, em Junho do ano passado, foram disponibilizadas atualizações de firmware que atendem às falhas reportadas.
De qualquer das formas voltámos a retificar alguns dos menus nos novos firmwares disponibilizados no início do corrente mês, acrescentando notificações para evitar riscos de segurança, tornando o processo mais claro para o utilizador.
É importante também referir que a falha de segurança referida só afeta equipamentos em que as funções de FTP/AiCloud são ativadas sem a definição de passwords e nomes de utilizador.
De qualquer das formas a ASUS recomenda a todos os utilizadores a atualizarem o firmware dos seus routers para as ultimas versões disponibilizadas no nosso site.»
A atualização pode ser feita no site disponibilizado pela empresa para o efeito.