Os primeiros televisores 4K da Sony foram revelados ontem em Madrid numa conferência de imprensa onde a Exame Informática marcou presença. Os dois modelos de 55" e 65" já estão disponíveis em algumas lojas em Portugal. O fabricante já tem um modelo de 84" de 4K apresentado o ano passado.
Os televisores 55X9 (4500 euros) e 65X9 (6999 euros) são bastante finos e têm a característica de ver as colunas embutidas na lateral do ecrã. Estes Magnetic Fluid Speakers são bastante finos.
Os televisores fazem upscaling para 2K e 4K dos conteúdos que não estejam nestas resoluções.
Como seria de esperar, têm a componente de Smart TV que permite, por exemplo, a navegação Web e a utilização de algumas apps.
Ontem, foi também apresentado o novo diretor geral para a Sony Ibéria. Shintaro Tanaka veio da Sony Singapura para gerir Portugal e Espanha e tem experiência na área de vendas e marketing. Tanaka destacou o facto de a Sony ser "a única empresa que controla todo o processo: desde a captação das imagens até ao ecrã". O responsável máximo da Sony para a península ibérica afirmou que a Sony vem "para liderar no 4K".
Os ecrãs 4K têm quatro vezes a resolução do Full HD(1920×1080) permitindo uma experiência visual muito rica. Os conteúdos com esta resolução ainda são escassos mas, por exemplo, a TVE já fez a transmissão de uma emissão (bastante comprimida) de um pequeno documentário sobre Barcelona gravado com uma câmara Sony 4K e, em breve, vai emitir um sobre o Museu do Prado. Tudo isto sobre televisão digital terrestre e usando frequências reservadas. O Canal+ também já produziu e emitiu um pequeno filme que emitiu por satélite num dia dedicado ao 4K. Ambos os canais revelaram durante o evento de hoje que o 4K faz parte da estratégia de conteúdos para o futuro mais próximo das suas emissões.
A recente Taça das Confederações, que decorreu no Brasil, já teve algumas partidas gravadas em 4K. Já há 20 mil salas de cinema espalhadas pelo mundo que têm ecrãs 4K e os estúdios de Hollywood já estão a produzir muitos dos novos filmes em 4K e há reedições planeadas de filmes como Taxi Driver e Ghostbusters que vão estar em Blu-Ray mas com informação extra para serem vistos em ecrãs 4K.
Segundo a Display Search, em 2015 as vendas de televisores 4K vão atingir as sete milhões de unidades. A Sony estima que o mercado 4K em Espanha já represente 15% de todos os televisores de grande dimensão vendidos em 2015 naquele país. Valores que também são válidos para Portugal.