As novidades hoje apresentadas pela Toshiba são muitas, mas a empresa garante que não ficam esgotadas nesta apresentação. Segundo a marca, iremos ver mais novidades e lançamentos para o mercado de consumo ao longo deste ano.
Começando pelos tablets Android, há duas novidades: o Excite Pure e o Excite Pro. O primeiro é uma máquina de 10,1”destinada ao grande público, para uma utilização geral, sem grandes necessidades de potência. Ainda assim, é baseado no Tegra 3 da Nvidia, inclui 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. No interior, encontramos o Android 4.2. O PVP é de 299 euros.
Já a versão Pro é feita a pensar no desempenho e no multimédia, inclui o novo processador Nvidia Tegra 4 e um ecrã de 10,1” com uma elevada resolução de 2560×1600 píxeis. Este modelo também é baseado no Android 4.2 e o PVP é de 449 euros.
No campo dos portáteis, há quatro gamas distintas: X (gaming), P (multimédia de topo), L (equilíbrio entre componentes e preço) e C (gama essencial).
Começando pela linha C, estas máquinas estão disponíveis com ecrãs de 15,6” e 17,3” que podem ou não ser táteis, e incluem processadores que vão dos Celeron aos Core i3 de terceira geração. Há também opções com processadores AMD. No campo dos gráficos, estes podem ser integrados na CPU ou à parte, a cargo de placas gráficas como a GeForce 710M. Os preços vão dos 399 euros aos 599, consoante as opções.
A linha L oferece um pouco mais de potência, com processadores Intel Core de terceira ou quarta geração – ou seja, os mais recentes Intel Haswell. Estas máquinas exibem ecrãs de 14,1 ou 15,6”, até 1 TB de armazenamento, várias opções no campo da placa gráfica (integrada, GeForce GT 740M, Radeon HD 8650G…) e tecnologia sem fios Miracast. Os preços estão compreendidos entre os 699 e os 799 euros.
Os portáteis da linha P são máquinas mais caras e com mais potência, com várias opções no campo dos processadores incluindo os novíssimos Intel Haswell. Os ecrãs podem ser de 15,6” ou 17,3” e no campo do armazenamento temos discos puramente mecânicos, híbridos ou, em alternativa, unidades SSD de 256 GB. Estas máquinas suportam resoluções Ultra HD através da porta HDMI, em conjunto com televisores que suportem esta especificação. Os preços vão dos 999 aos 1299 euros.
Por fim, o topo de gama Qosmio X70 é uma máquina com processadores Intel Core de quarta geração, até 32 GB de RAM, até 3 TB de espaço em disco e com um ecrã Full HD de 17,3”. O Qosmio suporta as tecnologias sem fios WiDi e Miracast, e inclui quatro colunas de som Harman Kardon. O PVP é de 1799 euros.
A gama de televisores foi também renovada. Há uma grande variedade de modelos, desde os mais pequenos de 22”, aos que incluem leitor de DVD, passando pelas smart TVs cuja interface está diferente e acabando no topo de gama L9, um modelo compatível com Ultra HD e que deverá chegar no terceiro trimestre do ano.