Por muito eficazes que as atuais ventoinhas sejam, o seu volume e consumo energético não as torna propriamente na solução mais indicada para arrefecer o interior de um ultraportátil ou tablet. A solução apresentada pela General Electric é diferente, praticamente silenciosa e consome apenas metade da energia de uma ventoinha comparável.
De acordo com o ExtremeTech, a tecnologia na base do novo dispositivo é a Dual Piezoelectric Cooling Jets (DJC). A DJC age como um par de foles em miniatura: quando se expande, suga ar quente, quando se contrai expele-o.
A tecnologia foi originalmente inventada pela GE para ajudar a arrefecer motores a jato de aviões comerciais, mas foi, depois, repensada há dois anos para ser usada em computadores.
Um dispositivo DJC tem 4 mm de espessura e é tão silencioso que nem se ouve a funcionar. Isto deve-se não só ao facto de não haver uma ventoinha a girar a milhares de revoluções por segundo, mas também pelo facto de o DJC suportar arrefecimento localizado. A GE indica que em vez de um complexo sistema de heat pipes, podemos instalar vários dispositivos DJC diretamente nos componentes que precisem de ser arrefecidos.
A tecnologia já foi licenciada à Fujikura, uma empresa de gestão térmica. As primeiras soluções baseadas nesta tecnologia deverão chegar ao mercado nos próximos dois anos.