Foi desenvolvido pela Leyden Energy e chama-se imida de lítio. É um novo composto que promete acabar com as limitações das convencionais baterias de iões de lítio, tornando-as quase tão obsoletas como as antigas baterias de NiMH.
As duas grandes limitações das baterias de lítio atuais são o calor e a humidade. O calor provoca uma reação entre o eletrólito e os elétrodos da bateria que resulta numa significativa redução da capacidade de armazenamento de energia. A humidade é mais perigosa, pois reage com o sais no eletrólito criado ácido hidroclorídrico. Sendo extremamente corrosivo, o ácido corrói as várias camadas, dos ânodos e dos cátodos dentro da bateria, resultando na acumulação de gases.
Por outro lado, as novas baterias de imida de lítio, têm um novo tipo de sal nos eletrólitos, que tolera melhor o calor e não reage com a humidade. As novas baterias usam, também, um folho de grafite condutiva no cátodo, em vez do tradicional alumínio, para uma tolerância ao calor ainda maior.
Estima-se que estas baterias tenham uma vida útil de cerca de três anos e, segundo o vice-presidente de investigação e desenvolvimento da empresa, Marc Juzkow, "mesmo utilizando a bateria todos os dias durante esse, ela retém ainda, cerca de 80% da capacidade inicial mesmo quando se aproxima do fim de vida útil."
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