![users_0_14_macbookair-9cce.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/851919users_0_14_macbookair-9cce.jpg)
A Apple atualizou, finalmente, a sua linha MacBook Air, com dois novos modelos: um de 11" e outro de 13", que incluem unidades SSD, até sete horas de autonomia e até 30 dias de standby.
Ao contrário do que é comum, a Apple preferiu soldar os chips da unidade SSD diretamente na motherboard em vez de incluir um "disco" de formato tradicional, de modo a disponibilizar mais espaço para a bateria.
Apesar das novidades no campo do armazenamento, a verdade é que os novos Air continuam a ser baseados em processadores antigos. Assim, estão disponíveis apenas CPUs Intel Core 2 Duo a 1,4 ou 1,86 GHz, em vez dos mais modernos e eficientes Core i3. A memória é de 2 GB ou 4 GB, e o armazenamento fica a cargo de unidades SSD de 64 GB, 128 GB ou 256 GB, consoante os modelos.
Os novos Air incluem duas portas USB e uma porta Mini DisplayPort. O modelo de 13" disponibiliza, ainda, um leitor de cartões SD. Os preços começam nos 999 euros e terminam nos 1599 euros.
A Apple falou, ainda, da próxima versão do OS X, a versão 10.7, ou Lion. O Lion exibirá características que estão, hoje, presentes, no iOS, incluindo uma App Store para Macs. Esta não será, todavia, um exclusivo do Lion, já que estará dentro em breve disponível também para utilizadores do Snow Leopard. O próximo sistema operativo da Apple estará no mercado no verão do próximo ano.
Destaque, ainda, para o facto de a funcionalidade FaceTime estar a caminho do Mac. A Apple já tem um programa em fase beta para permitir videochamadas entre computadores da Apple e o iPhone e iPod.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***