
Depois do furor dos netbooks em 2009, já não restam dúvidas de que 2010 tem tudo para se tornar o ano do tablet.
Em vésperas do Consumer Electronic Show (CES), que se realiza em Las Vegas entre 7 e 10 Janeiro, sucedem-se os anúncios e os rumores de lançamento de produtos que se situam algures entre os netbooks e smartphones e que alguns especialistas apelidaram de smartbooks ou tablets.
A Freescale está a apostada em marcar uma posição no segmento emergente com um design de tablet que, além recorrer aos processadores de arquitectura ARM, também prevê a compatibilidade com redes Wi-Fi e 3G, noticia a Reuters.
Como é de esperar, o tablet da Freecsale (ainda não foi baptizado) deverá dispor de um ecrã táctil. Pode correr com o sistema operativo Android ou outro ambiente da família Linux.
A Freescale recusou indicar marcas que já tenham adoptado o novo design, mas prevê que os primeiros exemplares dos novos tablets façam a primeira aparição nas lojas da especialidade dos EUA durante o Verão.
No CES, deverão ser apresentados os primeiros protótipos de smartbooks da Freescale.
Mas a fabricante de chips não deverá estar sozinha no segmento: também a Nvidia e a Qualcomm deverão aproveitar o CES para dar a conhecer modelos para o segmento dos tablets.
Em expectativa, está ainda o eventual lançamento de um tablet pela Apple , ainda em Janeiro.