O avião VISTA (de Variable In-Flight Simulation Test Aircraft) da Lockheed Martin foi pilotado durante 17 horas por um software de Inteligência Artificial. As equipas por trás da iniciativa pretendem perceber como usar a plataforma para testar o desenho de aviões de combate que poderão ser pilotados de forma autónoma.
O diretor de investigação da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos EUA explica que “o VISTA permite-nos paralelizar o desenvolvimento e teste de técnicas de Inteligência Artificial de ponta com novos designs de veículos não tripulados (…) Esta abordagem, em conjunto com o foco nos testes de novos veículos assim que são produzidos, vai permitir o amadurecimento rápido das plataformas não tripuladas e entregar uma capacidade tática relevante”, cita o Engadget.
O programa VISTA tem sido usado também para o desenvolvimento dos capacetes de estilo heads-up display e de comandos de voz para o F-35 Lightning II.
A Força Aérea dos EUA atualizou o VISTA X-62A recentemente com o Model Following Algorithm da Lockheed Martin e com o System for Autonomous Control of the Simulation (SACS), que irão permitir ao VISTA realizar melhor os voos de testes avançados com autonomia e IA.