Uma dupla de investigadores da Universidade Estatal do Colorado, nos EUA, desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial que consegue reconhecer se um cão se está a sentar, a rebolar ou deitado na sequência de uma ordem dada por um humano. No caso de acatar a ordem, o bom comportamento é recompensado com um uma guloseima que é libertada automaticamente no comedouro.
Os dois alunos Jason Stock e Tom Cavey explicam que usaram mais de 20 mil imagens de cães em várias posições para treinar o sistema de Inteligência Artificial, alimentado por uma solução Nvidia Jetson, noticia o Engadget.
Em termos práticos, o sistema foi testado depois com Henry, o cão pastor australiano de um dos investigadores. Com recurso a uma câmara, a solução conseguiu uma taxa de acerto de 92%, detetando e classificando corretamente a pose do cão e comparando-a com a ordem dada.
O objetivo passa por robustecer o sistema e propô-lo para uso em cenários reais, com treinadores profissionais ou donos de cães a poderem aplicar esta solução até mesmo remotamente.