A COVID-19 está a colocar muita pressão nos profissionais de saúde para diagnosticarem e tratarem rapidamente pacientes com sintomas suspeitos. Para ajudar nesta problemática, a Take The Wind (TTW), empresa portuguesa sediada no Instituto Pedro Nunes, está a disponibilizar cenários clínicos com pacientes virtuais suspeitos do novo coronavírus para uso gratuito e ilimitado por estudantes e profissionais de saúde.
Para tal, está a usar a plataforma Body Interact, que funciona como um simulador de pacientes virtuais com vista ao desenvolvimento do raciocínio clínico e da tomada de decisão. O objetivo é otimizar a abordagem clínica e reduzir o erro, já que os profissionais se deparam com um cenário de treino virtual onde se podem simular as várias abordagens terapêuticas, tendo em conta a sua casuística sem o receio de errar.
Destaque-se que esta plataforma foi desenvolvida em cooperação internacional com especialistas de diversos países e sob a coordenação dos médicos Filipe Froes e Tiago Alfaro, especialistas em cuidados intensivos e em medicina respiratória, respetivamente. A TTW garante que os cenários clínicos irão acompanhar a constante atualização das orientações clínicas para o tratamento da patologia.
Pedro Pinto, CEO da TTW, refere em comunicado de imprensa que entende que a empresa tem a responsabilidade social de “fornecer cenários de treino para ajudar os profissionais de saúde no esforço colossal que estão a realizar para debelar a pandemia, onde os requisitos de segurança individual e dos pacientes são muitos elevados”. O executivo acrescenta ainda: “Esta situação irá agudizar-se à medida que forem convocados para o terreno profissionais de áreas clínicas muito diferentes, o que requer um esforço adicional de coordenação e de formação para assegurar um elevado desempenho e em consonância com as mais recentes orientações clínicas”.