O Vision E3 Way começa por descrever estradas independentes só para as motas e bicicletas elétricas. Estas vias serão mais seguras e procuram reduzir o problema do trânsito. Os investigadores propõem construir estas estradas por cima das estradas habituais, com uma cobertura e um sistema de climatização alimentado por água das chuvas purificada, explica o Engadget.
Uma parte importante desta solução passa também pela definição de um limite de velocidade de 25 km/h, de forma a garantir uma condução segura e minimizar o risco de acidentes. A gestão dos veículos em circulação deve ser feita por um sistema de Inteligência Artificial.
A BMW prevê ainda que haja um sistema de aluguer, para permitir aos utilizadores ir de uma ponta à outra da cidade, sem ter de ter uma destas motas ou bicicletas elétricas.
A ideia ainda não passa de um conceito e só deve ser possível de aplicar em países como a China onde há muitos veículos de duas rodas em circulação e onde a densidade populacional pode “exigir” a criação de vias independentes.