O asteróide interstelar que passou próximo da Terra há pouco tempo é escuro e avermelhado, não contendo qualquer atmosfera gasosa ou poeiras à sua volta. Estas são algumas das conclusões das observações que astrónomos fizeram a este corpo, explica a Nature.
O asteroide parece medir cerca de 400 metros e ter um comprimento cerca de dez vezes maior do que a sua largura. O cometa é alongado e fino, parecendo-se com uma caneta.
O corpo foi apelidado de Oumuamua, a palavra havaina para “mensageiro que veio de longe e chegou primeiro”. Ainda não foi possível apurar a origem deste asteroide, mas o Telescópio Espacial Hubble vai virar a sua atenção para esta passagem durante esta semana e espera-se que sejam reveladas novidades.
O Oumuamua foi detetado a 19 de outubro pelo telescópio situado no Havai, que se foca em encontrar potenciais ameaças que estejam a passar em torno da Terra.
Esta é a primeira vez que um objeto interstelar é detetado e analisado, embora se saiba que somos “visitados” com frequência por este tipo de corpos. O que acontece é que geralmente essas passagens são demasiado rápidas ou longínquas para serem analisadas.
Neste momento, há dezenas de equipas espalhadas pelo mundo a monitorizar de perto esta passagem, embora o Oumuamua já esteja a afastar-se.