Os cientistas da agência espacial dos Emiratos Árabes Unidos já receberam mais de 5,5 mil milhões de dólares para desenvolver a missão a Marte. Agora, sabe-se que a equipa está a testar cultivar alimentos como morangos, tomate, alfaces e até palmeiras nas suas instalações, no deserto. Rashid Al Zaadi, da UAE Space Agency, realça que «há semelhanças entre Marte e o deserto. A paisagem nos EAU e o solo são semelhantes». O objetivo é dotar futuras missões destas capacidades para que os primeiros colonos possam ser autossuficientes e consigam alimentar-se.
Perto do Dubai está a ser construído um campus que pretende replicar como poderá ser uma colónia em Marte. Só para este “parque” estão a ser investidos mais de 150 milhões de dólares, com o objetivo de o equipar com laboratórios dedicados a diferentes projetos.
Para chegar a Marte e manter-se por lá, a equipa da UAE Space Agency terá, muito provavelmente, de se aliar a outras agências espaciais, uma vez serão necessários esforços e conhecimentos partilhados.