O fim da Cassini já tinha sido decidido há alguns meses e espera-se por sexta-feira para a última transmissão de sinal de rádio e depois nada mais. A sonda foi enviada há quase 20 anos e, na altura, previa-se que iria funcionar apenas durante quatro anos. No entanto, a missão foi recebendo vários prolongamentos e acabou por estar quase 13 anos à volta de Saturno.
«A Cassini fez observações que não estavam pensadas quando a missão foi projetada. É certo que produziu mais ciência do que qualquer pessoa esperava», refere Jonathan Lunine, diretor do Cornell Center for Astrophysics and Planetary Sciece e que colaborou na missão Cassini.
A comunidade de ciência espacial não deixa de lamentar o fim, mas por outro lado são várias as vozes que se levantam a revelar como é que a sonda Cassini e as imagens que foi enviando para a Terra as afetaram. Sarah Horst, investigadora que trabalha com os dados da sonda desde que se licenciou, explica que «devo grande parte da minha carreira à Cassini», cita a Popular Science.
As imagens de Titan, do Jingpo Lacus ou de Enceladus fizeram as delícias não só dos especialistas, como também dos curiosos.