Está na hora de a ciência portuguesa voltar a sair do laboratório. O primeiro passo foi dado a 12 de julho na sessão de encerramento do programa COHiTEC, da associação de empreendedorismo COTEC. Em outubro, chegará o momento mais aguardado: os 14 projetos que finalizaram o curso de empreendedorismo deverão estabelecer o primeiro contacto com o mercado, numa mostra que poderá servir de barómetro no que toca ao interesse aos primeiros investidores.
«Os investigadores que passam a fazer ciência de forma diferente, depois de passarem pelo programa COHiTEC», recorda Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC. O COHiTEC foi criado com um programa de capacitação que tem como propósito de fomentar a veia empresarial junto de investigadores e cientistas que tenham ideias com potencial de mercado. «Mesmo que um projeto não consiga captar um investidor, pelo menos, garante-se que há a capacitação dos investigadores para abordar o mercado», acrescenta o responsável da COTEC.
O raio de ação do programa está circunscrito às ciências da vida, biotecnologia e tecnologias limpas. Todos os projetos aceites no programa têm de revelar potencial no mercado mundial. Nas edições de anos anteriores, o programa COHiTEC promoveu 151 projetos de negócio, que abriram caminho à criação de 33 startups. Mais de 38 milhões de euros foram investidos nestas empresas.
O curso de empreendedorismo COHiTEC de 2016 foi levado a cabo com o apoio da Porto Business School e da Nova School of Business and Economics, e conta com o apoio de docentes das universidades norte-americanas de Brown, North Carolina State and Rutgers. No final do projeto, serão selecionados dois projetos que deverão receber, cada um, 100 mil euros de investimento da Caixa Capital.
Jorge Portugal admite que o primeiro contacto com o mercado possa revelar-se «agressivo», mas também recorda que o desafio faz parte do mundo dos negócios: «Já houve várias edições do COHiTEC. O modelo já foi bem testado. Queremos trazer para o mercado tecnologias que de outra forma ficariam fechadas dentro dos muros académicos».
Clique nas imagens integradas nesta página para conhecer cada um dos 14 projetos que terminaram a mais recente edição do COHiTEC.