Susana Sargento venceu o Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016, que visa reconhecer as empreendedoras que se destacaram por introduzir ideias inovadoras no mercado. Esta foi a terceira edição do Prémio – as outras duas foram realizadas nos anos de 2011 e 2014 –, com a cerimónia a decorrer em Bruxelas e com a cientista portuguesa a ter direito a €100 mil.
Refira-se que Susana Sargento é docente do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e investigadora do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Foi também docente no Departamento de Ciências de Computadores na Universidade do Porto e professora convidada na Universidade de Carnegie Mellon.
Além disso, é cofundadora da Veniam, uma startup que é responsável pela criação e gestão daquela que é considerada a maior rede veicular do mundo. O objetivo da empresa é utilizar a conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede Wi-Fi a custos reduzidos – ou seja, transformar carros, autocarros ou camiões em hotspots Wi-Fi em movimento.