A IBM lançou esta semana o projeto Uncovering Genome Mysteries, que permite comparar proteínas codificadas pelos genes de uma grande variedade de formas de vida.
A iniciativa surge no âmbito da celebração do 10º aniversário da iniciativa IBM World Community Grid e permitirá efetuar cerca de 20 quatriliões de comparações entre 200 milhões de proteínas subjacentes a uma grande variedade de organismos. Para esta análise seriam necessários cerca de 40 mil anos de cálculos mas, graças ao World Community Grid da IBM – que disponibiliza um supercomputador virtual –, este tempo será reduzido para alguns meses.
O objetivo do Uncovering Genome Mysteries é produzir uma base de dados com informação sobre comparação de sequência de proteínas, que visa servir de referência para todos os cientistas. Os líderes do projeto esperam que esta base de dados possa levar à identificação de novas funções dos genes, à descoberta de como os organismos interagem entre si e com o meio ambiente, e a uma melhor compreensão de como os micro-organismos podem modificar-se com as alterações ambientais e climáticas.
O supercomputador virtual por trás deste projeto tira proveito do sentido de comunidade dos participantes do projeto, uma vez que aproveita o tempo não utilizado nos computadores e dispositivos móveis de quem nele participa de forma voluntária, sendo que, para tal, apenas é necessário descarregar uma aplicação. Esta ‘doação’ de tempo não gasto pelos equipamentos e a escalabilidade deste supercomputador virtual oferecem aos cientistas uma capacidade para trabalhar com grandes quantidades de dados, sem custos associados.