
Segundo as estatísticas mais recentes da ONU, um em cada cinco seres humanos não tem acesso a energia elétrica de forma estável e contínua. Para combater este flagelo, a Altareos desenvolveu a BAT, um sistema móvel de geração de energia.
A turbina eólica flutua no ar e está ligada a sistemas de monitorização do clima para alinhar o seu posicionamento de forma mais eficiente. Os investigadores afirmam ainda que este sistema pode operar até mil pés de altitude, o que equivale a três vezes mais do que uma turbina convencional, explica a Info Brasil.
A inovação está numa fase de testes comerciais que devem durar 18 meses em Fairbanks, no estado do Alasca. A fase posterior será levar a BAT para lugares onde não haja energia elétrica ou onde ainda predomine a utilização de fontes poluentes, como o gasóleo.
Cada BAT tem capacidade para abastecer cerca de 12 casas, explicam os ex-alunos do MIT que criaram o sistema. A turbina pode ainda ser transportado e instalado de forma simples, sem serem necessários guindastes, torres ou furos no subsolo.