A Rosetta foi criada pela Agência Espacial Europeia (AEE) com o objetivo de estudar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Há 10 anos que a sonda percorre o sistema solar usado a gravidade dos planetas para se lançar com cada vez maior velocidade na direção do seu destino.
Depois de ter passado os últimos três anos em hibernação para poupar energia, a sonda foi agora acordada para fazer a aproximação final ao cometa. A hibernação foi necessária porque, por esta altura, a Rosetta está demasiado longe do nosso Sol para poder ser alimentada a energia solar.
Se tudo correr bem, a nave chegará ao cometa em agosto altura em que começará a orbitá-lo. Em novembro, será disparado o Philae em direção ao 67P/Churyumov-Gerasimenko com o objetivo de se fixar à sua superfície mediante uma espécie de âncora para efetuar diversas medições. A âncora é necessária devido à fraca gravidade do cometa, que não é suficiente para manter o instrumento preso à sua superfície.
A Agência Espacial Europeia tem um site com todas as informações sobre esta missão, incluindo as datas mais importantes dos próximos meses para a Rosetta.