Uma equipa de investigação conseguiu definir o nível trófico para os seres humanos. Este valor é calculado avaliando o equilíbrio entre o consumo de plantas e carne e a origm dessa carne. Ou seja, se a carne comida é de animais mais altos na hierarquia, o nível trófico é mais elevado. Desta forma, dependendo da zona do planeta, o ser humano tem um nível 2 a 2,6, o mesmo patamar de porcos e anchovas, noticia a Popular Science.
Esta é uma medição inédita e os investigadores pretendiam mostrar como pode ser útil para comparar as dietas entre os diferentes países. Há uma evolução no nível trófico em vários países, nomeadamente nos que estão em desenvolvimento. Na Índia e na China dos anos 1960, o nível tr´ofico era de 2,05. Agora, com o aumento do consumo de carnes, passou para 2,20.
Se estes dois países não fossem considerados, o índice da Humanidade teria permanecido mais ou menos estável nos últimos 50 anos. Nos países com alimentação à base de peixe, o nível trófico baixou porque já não estão ser pescados e comidos tantos peixes elevados na cadeia alimentar.