A transmissão de dados a 622 MBps foi atingida recorrendo a lasers. A agência espacial conseguiu transmitir dados a esta velocidade entre a sua estação no Novo México e um satélite que orbita a Lua, a 384 633 quilómetros de distância.
De acordo com um comunicado de imprensa da NASA, o Lunar Laser Communication Demonstration (LLCD) é o primeiro sistema de comunicação de duas vias que recorre a um laser em vez de ondas de rádio. Este sistema também demonstrou ser capaz de transmitir dados livres de erros a uma velocidade de 20 Mbps.
“O LLCD é o primeiro passo no nosso calendário para construir a próxima geração de comunicações espaciais”, disse Badri Younes, da NASA.
A organização diz que as comunicações via radiofrequência estão a atingir os seus limites, à medida que aumenta a necessidade de maior largura de banda. Esta nova tecnologia de comunicações no espaço via laser permitirá à NASA transmitir dados muito mais rapidamente e aumentar, por exemplo, a resolução de imagens e vídeo 3D a partir do espaço profundo.