Segundo a DigInfo TV, o sistema é de baixo custo e automático, recorrendo às câmaras de vigilância existentes nos parques de estacionamento para ajudar os carros a estacionar sozinhos.
Quando um veículo é deixado numa zona de estacionamento, recebe informação sobre os espaços disponíveis e conduz-se a si mesmo até uma área vazia, para estacionar.
O sistema pode estacionar vários carros de forma eficiente e a Honda diz que esta tecnologia poderá ser implementada em áreas de parqueamento grandes como forma de melhorar a eficiência do processo de estacionamento.
“Se uma loja introduzir este sistema, os clientes podem deixar o carro em frente da loja e o carro dirige-se para um lugar de estacionamento automaticamente. Depois, quando os clientes saem da loja com as suas compras, podem esperar à porta e o carro irá ter com eles”.
Para já, a Honda recorreu a carros equipados com câmaras traseiras para o seu primeiro protótipo, dado que este tipo de veículos é comum no Japão. O plano da empresa passa por criar uma especificação que combine câmaras de carro e sistemas de gestão de parques de estacionamento. A empresa acredita que este sistema pode ser prático em 2020 ou mesmo antes.