O objetivo não é fazer desenhos demasiado realistas, mas sim produzir resultados que possam ser considerados obras de arte. A arte feita por computador, até aqui, não transmite emoções e permite quase sempre perceber que não foi feita por um humano. A mão humana está bastante treinada para conseguir criar texturas, misturar tons e criar sombras.
O artista e designer para uma empresa de eletrónia Kenichi Yoneda, conhecido por Kynd, desenhou um algoritmo em openFrameworks para simular o ato de passar o pincel na tela ou pintar a óleo, noticia a Wired. As linhas de código definem a espessura da pincelada e o tom a usar, de forma a que se pareça que o quadro foi feito por humanos.
Há algumas regras informáticas de base, como a disposição dos pigmentos face à quantidade de água e outras. A tela no ecrã simula vários efeitos e há alturas em que as gotas de tinta estão ainda húmidas e ficam de outra cor quando secam, tal como se fosse numa tela real.
Kynd pretende agora avaliar a reação das pessoas quando lhes explica que determinado quadro foi feito por um algoritmo informático.