Parece ficção científica, mas não é. Uma das novas missões planeadas pela NASA prevê o envio de uma nave robotizada para o espaço para “pescar” um asteroide. A ideia é criar uma espécie de bolsa com um nó corrediço, que possa ser puxado de um lado e acabe por fechar a abertura.
Bill Nelson, senador para a ciência e o espaço na administração Obama, diz que se trata de um «conceito inteligente» e que a missão estaria incluída no orçamento do governo que será aprovado em breve. Os cientistas pretendem agora encontrar um asteroide que meça até dez metros e pese até 500 toneladas, noticia o Guardian.
Com esta missão, a NASA pretende trazer os asteroides para localizações mais próximas da Terra, de modo a ser mais fácil enviar astronautas. A ideia pode passar também pela exploração de recursos no solo dos asteroides.
O grande desafio vai mesmo ser encontrar a rocha ideal, para depois anexar os módulos de propulsores e desviá-la da sua rota.
O conhecimento adquirido com estas missões poderá também ser usado para eventualmente desviar algum asteroide que esteja em rota de colisão com a Terra, embora essa não seja a sua missão principal.