O principal prémio do concurso Music Information Retrieval Evaluation Exchange (MIREX) foi atribuído à equipa liderada por Renato Panda e Rui Pedro Paiva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O concurso, que decorreu pela primeira vez em Portugal no âmbito da conferência ISMIR, tem por objetivo avaliar várias tecnologias que permitem classificar as músicas de acordo com as emoções que contêm ou que são transmitidas para quem as ouve.
O algoritmo vencedor foi criado durante o projeto MOODetector – A System for Mood-based Classification and Retrieval of Audio Music”, que contou com nove investigadores e mereceu o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, informa um comunicado da FCTUC.
Além de poder ajudar profissionais do cinema e dos jogos a escolher as bandas sonoras mais adequadas para produzir determinados efeitos no público, os algoritmos que classificam as emoções da música podem revelar-se úteis para criar ferramentas de pesquisa de nova geração, que tanto podem ajudar a gerir uma fonoteca como podem ajudar cada utilizador a escolher a música mais indicada para acompanhar uma festa, um jantar romântico ou uma sessão de meditação.
No comunicado da FCTUC, Renato Panda e Rui Pedro Paiva lembram que, com os avanços tecnológicos da última década temos visto a quantidade de música digital disponível aumentar e é expectável que continue a crescer. Como tal, os repositórios de música digital necessitam de mecanismos de pesquisa mais avançados, flexíveis e amigáveis, adaptados aos requisitos de utilizadores individuais. Empresas de topo, como a Philips, a Sony e Gracenote têm planos de investigação bem definidos na área».