![users_0_13_hydrofill-carregadores-horizon-ac15.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/850621users_0_13_hydrofill-carregadores-horizon-ac15.jpg)
O carregador, que dá pelo nome de Hydrofill, é constituído por duas unidades: uma de uso fixo, que pode ser conectada à rede eléctrica convencional e também painéis solares ou pequenas turbinas eólicas; e outra para uso portátil, que pode fornecer energia a telemóveis, GPS ou câmaras fotográficas.
A unidade fixa distingue-se por extrair hidrogénio a partir da água.Uma vez extraído, o hidrogénio é armazenado em pequenos cartuchos.
A unidade portátil incorpora estes cartuchos quando cheios e converte hidrogénio em energia eléctrica que serve para carregar vários dispositivos através de adaptadores (porta USB incluída). A componente portátil também pode ser usada para carregar pilhas AA.
De acordo com Cnet, cada "cartucho" do Hydrofill pode descarregar 2,5W num gadget.
Com o novo carregador, a Horizon pretende dar resposta à proliferação de gadgets e à necessidade de os carregar com fontes de energia alternativas.
O recurso ao hidrogénio pode não libertar totalmente o utilizador da rede eléctrica convencional, mas pelo menos, permite criar "pacotes de energia" portáteis. Com uma virtude acrescida: o hidrogénio, quando convertido em electricidade, produz um rasto de… vapor de água.
O novo carregador de hidrogénio vai estar em destaque no CES, que se realiza de 7 a 10 de Janeiro em Las Vegas, EUA. Não foram referidos preços.