A transformação digital que durante e após a pandemia de Covid-19 ajudou, e continua a ajudar, as organizações a mudar a forma como trabalham e como fazem negócio já não é uma opção, mas uma inevitabilidade. As empresas, independentemente da sua área ou sector de atividade, não podem descurar a sua importância, e devem olhar para o digital como uma ferramenta, não apenas tecnológica, mas de gestão. Contudo, cabe às lideranças compreender o novo paradigma dos negócios e passar essa mensagem internamente, interligando as diferentes áreas, e garantindo que todos entendem os benefícios de remar em conjunto nesta maré de mudança.
A colaboração entre Chief Executive Officer (CEO), Chief Financial Officer (CFO) e Chief Information Officer (CIO) é, mais do que nunca, essencial e fundamental para que toda a informação sobre o negócio seja clara e transparente e para que, em conjunto, possuam os insights necessários para tomar decisões mais rápidas e informadas. Ou seja, esta partilha permite que a área de gestão possua todos os dados financeiros e de negócio de que necessita, valorizando a importância e o trabalho de quem olha a atividade na perspetiva da recolha e análise de informação financeira e de gestão (CFO). Por outro lado, permite agilizar a colaboração entre esta e a área tecnológica, uma responsabilidade do CIO, que tem como missão transformar as atividades mais técnicas em estratégias alinhadas com os objetivos de negócio da organização.
A colaboração e perfeito alinhamento entre CEO, CFO e CIO é, mais do que nunca, essencial e fundamental para que toda ainformação sobre o negócio seja clara e transparente.
Esta articulação entre o triângulo de decisores permite criar empresas mais ágeis, flexíveis e competitivas, e começa, aos poucos, a estar presente nas consciências dos empresários e gestores. A Milestone, enquanto especialista na implementação de sistemas de informação de gestão SAP, assume-se como um parceiro de referência para ajudar as empresas nesta missão.
Segundo o estudo ‘DNA do CFO’, quase três quartos (74%) dos responsáveis financeiros inquiridos admitem que a tecnologia está a ter um impacto profundo no seu papel nas organizações, e quase todos (96%) identificam mudanças nas funções relacionadas com dados e tecnologia. Por um lado, o CFO deve compreender onde e de que forma podem os dados e a tecnologia ser utilizados, incluindo software de gestão (ERP) na nuvem, analítica avançada, software de cibersegurança, etc. Por outro, o CIO tem necessidade de compreender as mudanças constantes no mercado, as expectativas do negócio e das equipas.
Cloud: ferramenta dominante
Outras consultoras corroboram a importância da colaboração entre CFO e CIO nas empresas: o futuro da área financeira será marcado pela cloud como ferramenta dominante. Ou seja, as tecnologias de automatização baseadas em cloud computing fomentarão um novo modelo operacional que capacita a área financeira a aportar mais valor ao negócio, com menos esforço, permitindo dar resposta às necessidades operacionais da organização com maior rapidez. Será através da cloud que os CFO terão a possibilidade de conduzir de forma estratégica a implantação dessa tecnologia na área financeira e em toda a organização. Os especialistas preveem que os investimentos globais em plataformas cloud venham a rondar os 118 mil milhões de dólares até 2025.
As tecnologias de automatização baseadas em cloud computing fomentarão um novo modelo operacional que capacita a área financeira a aportar mais valor ao negócio, com menos esforço
Tradicionalmente, as soluções ERP são ‘o melhor amigo’ do responsável financeiro. Mas, atualmente, graças à introdução de funcionalidades de automação e de Inteligência Artificial (IA), e a funcionar em ambiente cloud, estas soluções de gestão tornam-se ainda mais indispensáveis no dia-a-dia do CFO, e contribuem para a agilização das empresas. A análise de dados em tempo real, a automação e a IA são elementos diferenciadores em soluções ERP como o SAP S/4HANA Cloud, uma ferramenta de última geração e inteligente, baseada na cloud, o que permite acesso flexível, escalabilidade e rapidez na evolução do ERP para novas versões .
A Milestone possui uma vasta experiência e know how em soluções de integração, especialmente na implementação do SAP S/4HANA Cloud. Sendo parceira da SAP, tem acesso a recursos e apoio adicionais.
SAP S/4HANA Cloud é uma ferramenta de última geração e inteligente, baseada na cloud, o que permite acesso flexível, escalabilidade e rapidez na evolução para novas versões
5 boas razões para implementar o SAP S/4HANA na sua empresa
- Standard. Permite a integração com outras plataformas e ferramentas tecnológicas, o que representa um fator muito importante para as organizações.
- Escalável. O SAP S/4HANA Cloud ajuda as empresas a otimizar os seus processos de negócios e a tomar decisões mais informadas, cujas ações se traduzem rapidamente em KPIs.
- Interface inteligente. Fácil de utilizar, permite recolher insights e correlacioná-los rápida e eficazmente.
- Especialização. O SAP S/4HANA Cloud oferece recursos que permitem valorizar e integrar áreas da empresa como as vendas, gestão da cadeia de abastecimento, a produção, gestão da qualidade, gestão financeira, controlo de cobranças entre outras.
- Personalização. Para uma correta integração destas ferramentas, é essencial uma abordagem personalizada, em estreita colaboração com o negócio para entender as suas necessidades e objetivos específicos. Tirar o máximo valor das soluções de integração é a missão da Milestone, parceiro SAP, especializada em aumentar a eficiência operacional e alcançar os objetivos de transformação digital de cada negócio que aborda. O foco no sucesso do cliente é o que distingue este integrador, com uma vasta experiência e expertise em soluções de integração, especialmente na implementação do SAP S/4HANA Cloud.
Com uma vasta experiência na implementação de soluções de gestão empresarial, a Milestone é especializada em aumentar a eficiência operacional e alcançar os objetivos de transformação digital de cada negócio que aborda.