A NASA está a explorar vários materiais de construção para os habitáculos a criar em Marte. Uma das ideias em cima da mesa é a possibilidade de se construir estas estruturas com base em fungos. O conceito passa por desenvolver um repositório leve e compacto que contenha fungos ‘adormecidos’ para ser transportado. À chegada a Marte, os astronautas só precisariam de adicionar água e esperar que os fungos cresçam em torno de uma estrutura para criar o habitáculo.
Este projeto, chamado Mycotecture Off Planet, faz parte do programa NIAC (NASA’s Innovative Advanced Concepts) que pretende explorar novas tecnologias, materiais e conceitos que ajudem no desenvolvimento da exploração espacial. “A equipa de tecnologia espacial da NASA e o programa NIAC impulsionam ideias visionárias – ideias que tornem o impossível possível. Esta nova pesquisa é um passo fundamental para o programa Artemis, à medida que nos preparamos para regressar à Lua para viver, aprender, inventar e criar -e depois aventurar-nos para Marte e mais além”, descreve Bill Nelson, administrador da NASA.
O projeto recebeu investimento, está numa fase inicial e já mostrou o desenvolvimento de um banco feito deste material em duas semanas. Uma nova ronda de investimento foi assegurada e a equipa pretende trabalhar numa demonstração para uma futura missão. Os especialistas vão otimizar os materiais e planeia ter um teste depois, em baixa órbita, como na Estação Espacial Internacional, por exemplo.
O diretor do programa NIAC. John Nelson. afirmou ao Digital Trends que “o Mycotecture Off Planet exemplifica como os conceitos avançados podem mudar como visionamos as futuras missões de exploração espacial”.