Chega finalmente aos utilizadores, depois de ter sido prometida em maio de 2018: já está disponível a ferramenta do Facebook que permite fazer uma melhor gestão dos dados pessoais que são partilhados por sites externos – que usem, por exemplo, o botão de autenticação do Facebook – com a rede social.
Coreia do Sul, Espanha e Irlanda são os três países escolhidos para o lançamento desta nova ferramenta. O Facebook diz ainda que a funcionalidade vai chegar a mais mercados ao longo dos próximos meses.
Mas, ao contrário do que foi interpretado por vários meios de comunicação, a ferramenta em causa não permite de facto apagar os dados que as empresas externas partilham com o Facebook. No limite, o utilizador pode escolher “desligar” esses dados da sua conta pessoal e impedir que no futuro mais dados sejam partilhados por entidades externas com o Facebook.
«A atividade fora do Facebook (Off Facebook) permite-te ver um resumo das aplicações e websites que nos enviam informação sobre a tua atividade, e retirar esta informação da tua conta se quiseres. Isto é outra forma de dar às pessoas maior transparência e controlo sobre o Facebook», lê-se na informação partilhada pela gigante norte-americana.
Mas como sublinha a publicação The Guardian, os dados não são apagados dos servidores do Facebook, apenas deixam de estar associados a contas específicos dos utilizadores.
«Se limpares a tua atividade fora do Facebook, vamos remover a tua informação identificadora que as aplicações e websites escolhem enviar-nos. Não saberemos quais websites visitaste ou o que lá fizeste, e não vamos usar quaisquer dados que desligues para direcionar anúncios no Facebook, Instagram ou Messenger. Antecipamos que isto possa ter algum impacto no nosso negócio, mas acreditamos que dar às pessoas maior controlo sobre os dados é mais importante», lê-se ainda no comunicado da empresa.
Esta ferramenta junta-se a outras que o Facebook tem implementado, como a possibilidade de ver que dados estão ser usados para lhe mostrar publicidade, por forma a dar aos utilizadores maior transparência sobre a informação que a rede social tem de cada um.