O primeiro carregador elétrico produzido pela Siemens em Portugal já está em Baden-Baden, no estado alemão de Baden-Württemberg, onde vai “alimentar” os autocarros elétricos da cidade. Alemanha, Itália, Roménia e Portugal vão ser os países de destino dos carregadores elétricos que estão a ser produzidos numa fábrica em Corroios.
Atualmente, a fábrica tem capacidade para produzir 300 carregadores elétricos por ano, mas segundo previsões da empresa alemã, o ritmo de produção pode subir para 1400 carregadores por ano até 2025 – tudo dependerá da evolução e da procura do mercado.
Os carregadores elétricos produzidos em Corroios são para veículos comerciais e utilitários – autocarros, camiões, veículos de recolha de lixo ou lavagem de estradas, por exemplo. O modelo “made in” Portugal permite carregamentos de 30 minutos até 2 horas, e contando já com o armário em aço galvanizado, pesa 1500 quilogramas.
A Siemens já tinha dito, em 2019, que esta gama de carregadores pode ainda ser adaptada ao carregamento ultrarrápido e ao carregamento automatizado para frotas comerciais.
“Ao passar a produzir carregadores, a par dos quadros elétricos de baixa e média tensão que já produzia, esta fábrica [Corroios] está cada vez melhor preparada para responder aos grandes desafios que são hoje colocados às cidades e para ter um papel relevante nas áreas onde é expectável que haja um maior dinamismo, como as redes e os edifícios inteligentes, e a mobilidade elétrica” disse Fernando Silva, responsável pela divisão de infraestruturas inteligentes da Siemens Portugal, em comunicado.
Além da Siemens, também as empresas Efacec e a Magnum Cap têm produção de carregadores elétricos em Portugal.